Foi apenas recentemente que a ciência comprovou o quanto a mente e o corpo funcionam como uma unidade, algo que filósofos e terapeutas orientais ensinam há muito tempo. Pesquisas revelaram que nossa postura está ligada aos sentimentos, e, quando nosso corpo está relaxado, nossa mente também está relaxada.
O relaxamento desacelera o ritmo cardíaco, diminui a pressão arterial, regula a respiração e a taxa metabólica, reduz os níveis de adrenalina e o sistema neuro-imuno-endócrino funciona melhor.
As técnicas de relaxamento e meditação liberam tensão, medo e ansiedade, abrindo caminhos em nosso ser para sentimentos de serenidade e esperança. Uma vez aprendidas, elas podem ser utilizadas sempre que necessário independente de onde esteja a pessoa.
Durante a gestação é muito empoderador aprender essas práticas seguras, pois a grávida tem uma sensibilidade mais aguçada e tende a se preocupar, a ficar tensa, com maior frequência. Elas promovem consciência corporal, equilíbrio interior, domínio de si e contribuem para a qualidade da vida cotidiana, assim como para uma boa hora. Quanto ao bebê, sua psiconeurofisiologia em formação já vai sendo treinada para lidar com situações estressantes sem se deixar abater por elas. É uma grande dádiva receber esse treinamento bem no início da vida.